terça-feira, fevereiro 15, 2005

Embaixadores Culturais

140 pessoas de diferentes nacionalidades moram aqui em Osnabrück. Fiquei espantada quando ouvi os números. Todos os anos, de meados do mês de Setembro até meados de Outubro, têm lugar na cidade as “Semanas Interculturais”. Desenvolvem-se várias actividades, que vão de celebrações eucarísticas para as várias comunidades a uma festa internacional. São semanas onde se promove o encontro entre diferentes nações, culturas e religiões. Onde se tenta conhecer um pouco mais da cultura daquelas pessoas com quem todos os dias nos cruzamos, mas que se tornaram já rostos anónimos na multidão. São semanas de partilha.
Hoje, teve lugar a reunião de preparação das próximas “Jornadas” (se assim lhes posso chamar), onde participei como acompanhante. Várias ideias surgiram no sentido desta partilha cultural, de nos aproximarmos um pouco mais uns dos outros. Eu, neste meu voo por terras germânicas, todos os dias tenho conhecido um pouco mais de diferentes culturas. Não só da alemã, mas também da americana, da italiana, da espanhola,… E é ao contactarmos com diferentes culturas e tradições que tomamos consciência da nossa própria cultura. Pois somos nós os “embaixadores” da nossa própria cultura, somos nós que através dos nossos gestos e palavras damos a conhecer as nossas tradições e costumes. Assim, devemos estar sempre “abertos” ao conhecimento de novas realidades, não as rejeitando a-priori, pois elas irão enriquecer o nosso próprio “Eu”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Óla, estou a gostar muito do teu blogg... estás a escrever coisasa com muito sentido e muito sentidas!!! a propósito dos embaixadores culturais, deve ser muito interessante estares a viver estas experiências e estes encontros culturais...acho que os portugueses ainda estão muito relutantes em comprrender e principalmente aceitar as diferenças culturais, fazendo esses juízos a-priori...no entanto acho que o que acontece muitas vezes, é que os portugueses (digo os portugueses, pk são aqueles que conheço)para além de fazerem esses juízos prévios acabam por, muitas vezes criticar não aceitando que as outras culturas sejam diferentes, mais evoluídas ou menos desenvolvidas...ouço muitas vezes comentários tipo "são mesmo burros..."quando deveria ouvir "que interessante..." porque é com estas diferenças que aprendemos a tornar-nos tolerantes e democráticos...