sexta-feira, maio 04, 2007

V Konferenz Junger Menschen in Europa 2007 - Arbeit und Frieden in Europa

Esta semana foi uma semana de loucos... mas valeu a pena!

A Conferência correu muito bem e o feedback foi muito positivo.
Infelizmente pouco participei na Conferência propriamente dita, porque tinha que estar sempre a preparar os próximos passos. Mas é na verdade esse o trabalho que me fascina: o estar nos bastidores a preparar e tratar de todos os pequenos pormenores para que corra tudo pelo melhor. E é tão bom no fim de um dia esgotante de trabalho, alguém vir ter connosco e dizer-nos "Obrigada! Estes estão a ser os melhores dias da minha vida". Fica-se com uma sensação muito gratificante, a sensação de que o nosso trabalho não foi em vão.
Foi muito bom ver jovens de nacionalidades tão diferentes , com culturas e tradições diferentes a discutirem um tema de grande relevância para os dias de hoje e que nos afecta a todos - "Trabalho e Paz na Europa". Os mais de 30 participantes vieram mostrar que afinal esta nova geração não é o que chamam a "geração rasca", mas sim uma geração que está preocupada com o futuro que os espera e que vai tentar lutar por um futuro melhor.
Foram dias muito intensos, cheios de trabalho, mas também com muita animação e boa disposição. Partilha e discussão foram duas palavras-chave durante os quatro dias em que se realizou a conferência. Mas também foram dias recheados de festa, música, dança e alegria - língua comum a todos os povos.
Aqui ficam algumas imagens que imortalizam momentos únicos:






A Friederike (alemã), a Lole e a Sara (espanholas), a Ana, o Luís e a Nadine (portugueses) na Festa de Boas-Vindas






Comida típica da Roménia, apresentada na "Global Village" - a garrafa de água não é o que parece!! é um bebida fortíssima que dá cabo de qualquer um...





Os participantes portugueses a presentearem o Presidente da Cãmara de Osnabrueck com presentes de Portugal


Um jogo intercultural - Espião cultural, que tinha como objectivo o apreender das outras culturas





Os participantes da Conferência a abrirem a marcha do 1º de Maio - Dia do Trabalhador



Um conto típico russo para mostrar que " a união faz a força"



A Antje e eu - as super-estagiárias

Sem comentários: