Esta manhã fui a uma visita guiada na Karmann.
A Karmann é uma das maiores empresas aqui da cidade e emprega cerca de 6 mil pessoas, das quais um grande número de portugueses (aliás, a Karmann foi um dos motivos, se não o principal, por que a grande maioria dos portugueses veio para Osnabrueck).
A fábrica em si é enorme, uma daquelas aldeias industriais, com mini-autocarros internos e até há quem ande de bicicleta dentro dos próprios pavilhões (não estivéssemos nós na Alemanha!).
Por dia são montados 100 carros, em dois turnos. O carro agora aqui a ser montado é o Crysler Crossfire, que custa uns míseros 50.000€ e alguns Mercedes CLK. São ainda aqui feitas as chapas da carroçaria para o novo Renault Megane, entre outros.
Dentro dos pavilhões o barulho é imenso, tanto que para ouvirmos a guia tínhamos que levar uns auscultadores próprios. Conseguimos ver o processo de montagem todo, desde a montagem da carroçaria ao carro a sair pronto para ir para a fábrica (e a vontade que não dava de levar um para “recordação”! Mas, os que foram montados hoje já estavam todos vendidos!).
A Karmann já fabricou mesmo um carro, o Karmann Ghia, que faz este ano 50 anos (se não estou em erro).
Foi uma manhã muito interessante, onde fiquei com uma ideia de como se monta um carro, um processo que cada vez menos requer a mão humana.
A Karmann é uma das maiores empresas aqui da cidade e emprega cerca de 6 mil pessoas, das quais um grande número de portugueses (aliás, a Karmann foi um dos motivos, se não o principal, por que a grande maioria dos portugueses veio para Osnabrueck).
A fábrica em si é enorme, uma daquelas aldeias industriais, com mini-autocarros internos e até há quem ande de bicicleta dentro dos próprios pavilhões (não estivéssemos nós na Alemanha!).
Por dia são montados 100 carros, em dois turnos. O carro agora aqui a ser montado é o Crysler Crossfire, que custa uns míseros 50.000€ e alguns Mercedes CLK. São ainda aqui feitas as chapas da carroçaria para o novo Renault Megane, entre outros.
Dentro dos pavilhões o barulho é imenso, tanto que para ouvirmos a guia tínhamos que levar uns auscultadores próprios. Conseguimos ver o processo de montagem todo, desde a montagem da carroçaria ao carro a sair pronto para ir para a fábrica (e a vontade que não dava de levar um para “recordação”! Mas, os que foram montados hoje já estavam todos vendidos!).
A Karmann já fabricou mesmo um carro, o Karmann Ghia, que faz este ano 50 anos (se não estou em erro).
Foi uma manhã muito interessante, onde fiquei com uma ideia de como se monta um carro, um processo que cada vez menos requer a mão humana.
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