domingo, abril 10, 2005

Na Catequese...

Eles querem brincar, pular e gritar. Ouvir uma história, correr, saltar mesas e cadeiras. Mas se começamos a contar a história perguntam-nos “Quando é que vamos fazer um desenho?”, porém ao fim de cinco minutos a fazer o desenho é vê-los a correr a sala de uma ponta à outra, a descobrirem coisas que nunca antes tinham visto na sala.
Falamos-lhes de Jesus, de Maria, de Deus e as dúvidas começam. Aquelas pequenas perguntas que a nós talvez nunca nos passem pela cabeça a eles saem-lhes como se fosse tão óbvio. E nós, catequistas, por vezes ficamos de boca aberta e sem saber o que responder.
As meninas ouvem as “histórias” com atenção e mandam calar os rapazes se estes as distraem. Concentram-se nos desenhos e perguntam-nos se esta cor fica bem com aquela. Os meninos, por natureza mais irrequietos, conseguem acabar o desenho em menos de 5 minutos, chateando-se uns aos outros “roubando” as canetas do parceiro. Por vezes quando passamos escondem os desenhos, não querem que nós vejamos, tem que ser surpresa até ao fim. E no fim presenteiam-nos com aquelas pequenas obras-primas, cheias de colorido e imaginação.

Sem comentários: