"Stammtisch" designa encontros informais realizados em cafés ou restaurantes onde se discutem diversos temas. Hoje realizou-se a "Stammtisch" do GENIA que teve como temas: "Kiev, a Capital das Cúpulas Douradas" e "Os Conflitos entre o Ocidente e o Oriente: o uso do véu". Os temas foram preparados por dois participantes do projecto, estando abertos à discussão.
Sobre Kiev, um filme constituído por fotografias, levou-nos numa visita pela cidade, a qual é considerada uma das cidades mais verdes e mais bonitas do mundo. Na verdade, eu pouco sabia sobre a cidade e fiquei com uma imensa vontade de a visitar.
O segundo tema levantou maior controvérsia entre os participantes, já que é um tema com "pano para mangas", como se costuma dizer. Para começar, levantou-se a questão "Porque é que há mais turcos a usar véu na Alemanha do que na Turquia?". A verdade, é que na Turquia o uso do véu em locais públicos é proibido (numa tentativa de secularização do Estado), enquanto que na Alemanha não. O uso do véu no Ocidente (neste caso na Alemanha) é, mais do que uma questão religiosa, uma questão de identidade, de pertença a uma outra cultura. Para outros o véu é apenas usado por uma questão de moda. Infelizmente nenhuma mulher muçulmana estava presente para nos dar uma visão mais exacta do uso do véu. Quanto à "obrigatoriedade" do uso do véu pelas mulheres muçulmanas, esta não consta no Corão, embora haja duas passagens (dúbias) que induzam ao seu uso.
Foi um serão interessante, onde algumas dúvidas foram esclarecidas, sendo que várias perguntas ficaram no ar, uma vex que este último tema não pode ser discutido em apenas uma hora.
Sem comentários:
Enviar um comentário